O nosso curso se desenvolve em mais ou menos umas 15 a 20 aulas, dependendo do desempenho do aluno. Deve-se considerar que uma aula equivale a um dia.
Por razões de aprendizado no campo psicomotor, entre uma aula e outra, respeitamos um intervalo de 24 horas e uma aula tem a duração média de duas horas.
Um aluno de sorte, pode terminar o curso em menos de um mês. Já o pé-frio, aquele para quem a meteorologia sempre reserva o pior, demora mais.

Podemos ministrar aulas em qualquer dia da semana e o aluno que tem disponibilidade maior, obviamente se beneficia da maior freqüência. Já o aluno de fim-de-semana progride mais lentamente nas fases iniciais. Não ministramos aula para turmas. No máximo trabalhamos com duplas ou trincas enquanto estamos treinando no solo e na abordagem inicial na elevação de 15m.

As aulas no plano podem ser feitas em qualquer hora do dia, porquanto a direção do vento pouco interessa, salvo quando ele está excessivamente forte consideramos contra-producente aula com vento muito forte ou excessivamente fraco, tornando o treino extenuante pela necessidade de se ter de correr muito para manter o velame inflado. O ideal é uma suave brisa e isso, normalmente, só será viável a partir das 10 horas da manhã no gramado de pouso do Pepino.